sexta-feira, 4 de julho de 2014

Até sempre, Rui

Rui Tovar (1948-2014)

   Faleceu o jornalista e comentador desportivo Rui Tovar, aos 66 anos, vítima de problemas cardíacos.

   Uma autêntica enciclopédia do futebol, Rui Tovar começou a sua carreira jornalística no Diário de Notícias, saindo após conflito com José Saramago. Passou ainda pelo jornal "O Dia" e no final dos anos 70 ingressou na RTP, afirmando-se como um prestigiado apresentador de espaços de informação desportiva, bem como comentador nessa área. 

   Até ao seu desaparecimento, Rui Tovar escrevia crónicas futebolísticas no Correio da Manhã e participava em programas sobre o Mundial 2014 no canal do mesmo grupo, a CMTV. 

   Vários colegas e amigos deixaram mensagens de homenagem através do facebook. Fernando Gomes, em seu nome e em nome da FPF, também expressou o seu pesar, numa nota publicada no site da Federação.

Jorge Gabriel, apresentador de televisão


«Talvez tenha sido no "Quem Quer Ser Convocado" que concedeu a última entrevista pública onde expôs a sua inolvidável sabedoria. Obrigou-me, em direto, a tratá-lo por tu, porque até então o respeito impôs-me outro trato. O Rui está a descansar, e nós inquietos, porque perdemos Um dos que nos trouxe até aqui. Obrigado Mestre.».







Hugo Gilberto, jornalista 



«Era uma enciclopédia no tempo em que não havia internet. Tem um lugar na história da televisão. E um filho que transporta o nome e a quem não falta talento. Muito talento. Até sempre, Rui Tovar. Um abraço, Rui Miguel Tovar».








Nuno Santos, jornalista 


«Dizem que é o ciclo da vida, mas estranhos dias estes em que perdemos as pessoas com quem partilhámos tempos tão felizes. Acabo de saber que morreu o Rui Tovar. Curvo-me respeitosamente perante a sua memória. Foi uma grande figura da RTP, do Jornalismo dito Desportivo e estava ainda em plena atividade na CMTV, que teve a inteligência de o trazer de volta. Aprendi muitas coisas com ele, incluindo não levar a vida muito a sério. (...) Trabalhávamos muito, mas também nos divertíamos bastante no segundo andar da Av.5 de Outubro. Por esta altura, há 24 anos, andávamos a tratar do Mundial Itália 90. O Rui era o nosso Google...».




Rui Loura, jornalista 


«Falamos uma dúzia de vezes. Parecia que nos conhecíamos há décadas. Nunca lhe agradeci ser um dos maiores responsáveis por ter "embarcado" nesta vida. Um senhor. Só isso. Até sempre, Rui. E um grande abraço ao filho, super talentoso, Rui Miguel. Muita força nesta hora difícil. Só quem passou sabe o que é. A memória, a certeza de sabermos que foi um grande ser humano, dá algum conforto, orgulho. Insuficiente, mas é o que há-de perdurar. Até sempre, Rui. Obrigado por tudo.





João Ricardo Pateiro, jornalista e relatador de futebol





«Que descanse em paz!! Faz parte do meu imaginário de criança e adolescente. Sem eu perceber, penso que foi das figuras que me ajudou a ganhar paixão pelo jornalismo na área do Desporto».







Fernando Gomes, presidente da FPF


«(...) Agradecendo todos os serviços que prestou ao futebol português, envio as minhas mais sentidas condolências aos familiares, colegas e amigos de Rui Tovar. Ao jornalista Rui Miguel Tovar, que tem demonstrado ao longo da sua própria carreira muitas das qualidades do pai, deixo, nesta hora difícil, uma palavra especial de conforto e amizade»

Sem comentários:

Enviar um comentário