sexta-feira, 27 de junho de 2014

Equipas africanas sambam rumo aos oitavos

   Pela primeira vez na história, duas seleções africanas ultrapassam a fase de grupos no mesmo Campeonato do Mundo. Nigéria e Argélia deixam para trás a primeira barreira e já pensam nos oitavos.

   Nas últimas décadas, as seleções africanas têm assumido um papel de destaque no panorama mundial. Em praticamente todos os Mundiais, uma seleção africana consegue surpreender e mostrar ao mundo qualidade suficiente para discutir as eliminatórias com os habituais tubarões europeus e sul-americanos. Desta vez são duas as seleções a elevar bem alto o nome do continente africano. 
   
Seleção nigeriana sempre com festejos divertidos

   A Nigéria integrou o grupo F, juntamente com a Argentina, a Bósnia e o Irão. A seleção nigeriana não era favorita ao apuramento, sendo mesmo a seleção menos cotada no Ranking da FIFA (44ª). Na 1ª jornada, a Nigéria enfrentou aquela que poderia ser a seleção mais acessível no grupo, o Irão. O empate a zero e as poucas oportunidades de golo criadas deixavam antever bastantes dificuldades nos jogos seguintes. Porém, os Super Eagles, como são conhecidos os jogadores da Nigéria, bateram a Bósnia na 2ª jornada e, apesar da derrota diante da Argentina no 3º jogo, garantiram o 2º lugar do grupo e a qualificação.

   Nos oitavos-de-final, a Nigéria irá enfrentar a França, que venceu o grupo E. Apesar dos gauleses serem claramente favoritos, não se poderão descuidar, pois esta Nigéria, liderada por Obi Mikel, já mostrou ser capaz de bater o pé a qualquer adversário.

Slimani marca o golo decisivo
   A Argélia está também apurada para os oitavos-de-final. Pela primeira vez na história, a seleção do norte de África ultrapassa a fase de grupos e logo de uma forma dramática. Integrada no grupo H, juntamente com a Bélgica, Rússia e Coreia do Sul, as Raposas do Deserto não se deixaram intimidar e provaram ser uma das melhores seleções africanas da atualidade. Com um ataque temível, extremos rápidos e uma defesa sólida e agressiva, a Argélia apurou-se no 2º lugar do grupo, atrás de uma das seleções mais talentosas do mundo, a Bélgica.

   Na 3ª jornada, Argélia e Rússia discutiam o apuramento entre si. Os africanos tinham três pontos, fruto de uma vitória por 4-2 diante da Coreia do Sul, enquanto que os russos tinham apenas um. A Rússia adiantou-se cedo no marcador, mas a meia hora do fim, a Argélia apontou o golo do empate, num cabeceamento vitorioso de Islam Slimani, a grande figura da equipa até ao momento. Até ao fim do jogo, os africanos souberam sofrer e mantiveram a igualdade, que permitiu a qualificação. No final, a festa foi rija, uma vez que se encontravam milhares de argelinos nas bancadas da Arena da Baixada em Coritiba.

   Na próxima fase, a Argélia irá enfrentar um dos favoritos à conquista do Mundial, a seleção da Alemanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário