Guardião da 'canarinha' passou por bastantes dificuldades. Presença no Mundial deve-se a uma ajuda muito especial.
![]() |
| O guarda-redes encontra-se a disputar o Campeonato do Mundo |
Esta história poderia muito bem começar por "Era uma vez...". Os altos e baixos de uma carreira futebolística transportam-nos muitas vezes para o sobrenatural. Após a brilhante prestação nos oitavos-de-final do Mundial frente ao Chile, a Gatorade, marca que patrocina o atleta, fez-lhe uma bonita homenagem.
Júlio César vivia um conto de fadas, era considerado um dos melhores guarda-redes do mundo e a sua carreira parecia completamente estável. Em 2010 venceu a Série A, Supertaça,Taça de Itália e ainda a Liga dos Campeões. Tudo isto sob o comando técnico de José Mourinho. No final da época recebeu o prémio de melhor guarda-redes a atuar na Europa.
![]() |
| Júlio César disputou 24 jogos em Inglaterra |
Em 2012 e já com 32 anos, Júlio César decide mudar-se para Inglaterra. O destino foi o Queens Park Rangers, um clube que estava a investir muitos milhões de euros para tentar um brilharete na Premier League. O guardião estreou-se num empate a zero bolas diante do Chelsea e apesar de nunca ter sido um indiscutível, acabou por ser titular na maior parte dos jogos durante a época. Infelizmente para o brasileiro, o QPR acabou despromovido.
A partir daqui, o conto de fadas de Júlio César chegou ao fim.
Apesar do interesse de grandes clubes europeus, como o Arsenal, Milan ou Benfica, o jogador manteve-se no QPR. O azar bateu à porta. Lesões nas costas fizeram com que ficasse parado algumas semanas. O técnico Harry Redknapp passou a apostar frequentemente em Robert Green, o concorrente direto na luta pela baliza. Júlio César esteve nove meses sem jogar. Há três anos atrás estava a receber o prémio de melhor guardar-redes na Europa, agora era suplente numa equipa do Championship inglês.
O Mundial estava aí à porta e o guarda-redes brasileiro sabia que para marcar presença na mais importante prova a nível de seleções, precisava de jogar e estar em forma.
Júlio César comprou um equipamento de guarda-redes, ensinou ao seu filho alguns exercícios básicos de treino para aquela posição do campo, e todos os dias íam para o parque treinar. O filho chuta, o pai defende. Num vídeo publicado pela Gatorade, o guardião brasileiro afirma que «enquanto treinava no parque com o filho, passava-me pela cabeça que nada é por acaso».
E não foi por acaso...
![]() |
| Defendeu dois penalties contra o Chile |
Júlio César foi jogar para o Canadá em Fevereiro de 2014 e apresentou-se em boa forma. Ao serviço do Toronto FC, recuperou o ritmo competitivo e mereceu a confiança de Luiz Felipe Scolari. Aos 34 anos, o guarda-redes estava pronto para disputar o Campeonato do Mundo, no Brasil, perante os adeptos canarinhos. Para Paulinho, médio dos Escrete, Júlio César é um «vencedor, um guerreiro e ajuda a inspirar o resto da equipa».
Neste Campeonato do Mundo, Júlio César já brilhou e se o Brasil ainda está em prova, pode agradecer à grande exibição de Júlio César nos 'oitavos', frente ao Chile, especialmente nas grandes penalidades.
O sonho canarinho continua vivo e o 'hexa' é possível. Caso isso aconteça, Júlio César e 200 milhões de brasileiros poderão viver felizes para sempre.



Sem comentários:
Enviar um comentário