A ausência de Falcao do Campeonato do Mundo atormentou os colombianos, mas os Cafeteros têm um novo herói. James Rodríguez brilhou em Portugal e agora encanta os amantes de futebol com a magia que faz com os pés. Do esquerdo saem truques extraordinários.
El Bandido deu-se a conhecer ao mundo durante três épocas de sucesso ao serviço do FC Porto. Aterrou em Portugal no ano de 2010, vindo do Banfield e confundiu de imediato adeptos e jornalistas. Uns chamavam-lhe 'Djeimss Rodríguez', outros 'Jámés Rodríguez', e os mais simples, 'Jaime Rodrigues'. Ainda assim, 'Rámés Rodríguez' desde cedo deslumbrou os portistas. Os mais desconfiados ficaram totalmente apaixonados após o 'hat-trick' na conquista da Taça de Portugal, frente ao Vitória de Guimarães (6-2). James subiu de rendimento na segunda época em Portugal, com mais partidas a titular e mais golos. No jogo do ano, frente ao Benfica, saiu do banco quando o FC Porto perdia por 2-1 e precisou apenas de cinco minutos para fazer o golo do empate. A arrancada pelo centro do relvado do Estádio da Luz que culminou com um remate forte e colocado para o fundo das redes da baliza de Artur Moraes pareceu uma jogada de playstation. A terceira temporada do colombiano na Invicta ficou marcada pelo belo golo que deu a vitória por 1-0 frente ao Paris Saint-Germain, em jogo a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Ao fim de três anos de ligação com os azuis e brancos, James Rodríguez foi transferido para o AS Mónaco, juntamente com João Moutinho, num negócio que rendeu 70 milhões de euros aos cofres do FC Porto. No entanto, apesar das boas exibições, ficou a sensação de que o seu talento poderia ter sido aproveitado de melhor forma.
Após uma época competente em França, embora mais escondido devido à ausência do AS Mónaco das competições europeias, James Rodriguez partiu para o Brasil rumo ao Campeonato do Mundo. As aspirações da Colômbia para o Mundial 2014 estavam em banho-maria, visto que era uma incógnita a forma como se iriam apresentar, estando desfalcados, sem Falcao. A melhor geração colombiana de sempre tinha tudo para singrar, mas estava amputada da sua grande referência atacante. Coube a El Bandido pegar nas rédeas da equipa, fazer sonhar o seu povo e caminhar para a glória. Conseguiu guiar a sua selecção, para já, até aos quartos-de-final, numa competição em que a Colômbia passou pela primeira vez a fase de grupos. Marcou e brilhou em todos os jogos. Nos oitavos-de-final, frente ao Uruguai, James Rodríguez marcou um golo que é considerado por muitos, o melhor do torneio. O lance tem corrido as redes sociais. Dominou a bola no peito e, sem a deixar cair, beijou-a com a chuteira do pé esquerdo e atirou-a para a baliza em formato de míssil, sem qualquer hipótese para Muslera. Arte pura. Um momento de génio que recebeu a vénia dos deuses do futebol.
As exibições de James despertaram a atenção de várias personalidades. O antigo craque da seleção brasileira e do Real Madrid, Roberto Carlos, está maravilhado. «O jogador com o qual estou mais surpreendido no Mundial é James Rodríguez», afirmou Roberto Carlos, em declarações ao jornal espanhol Marca. Mas também de fora do futebol surgem manifestações de apoio a El Bandido. A cantora colombiana Shakira ficou radiante com a exibição do esquerdino na partida com o Uruguai. «Passamos aos 'quartos'! Um enorme obrigado, James! Até agora tem sido o melhor jogador do Mundial. E Ospina espetacular", escreveu a cantora na sua conta do Twitter.
Há um craque à solta no Brasil que faz sonhar 50 milhões de colombianos e tem seduzido um mundo inteiro. O seu próximo adversário é o Brasil de Neymar. Os dois jogadores de 22 anos entram em campo no próximo sábado, dia 4, às 21h. Imperdível.
Golaço de James Rodríguez contra o Uruguai
.jpg)

Sem comentários:
Enviar um comentário